quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Novas formas de Ensino a Distância

  Durante este ano de 2009 foram várias as inovações tecnológicas que surgiram e que já estão "praticamente" ao alcance de todos, e algumas dessas tecnologias poderão alargar e potenciar o alcance do Ensino a Distância.

  O conceito, agora na ordem do dia, de HD, ou mais concretamente, imagem ou som de Alta Definição, poderá vir a ser uma componente a explorar e a adaptar no EaD, que poderia trazer vantagens como permitir uma maior interactividade entre os intervenientes no ensino ( áudio e vídeo conferências com melhor qualidade).

  A televisão Híbrida também poderá ser uma realidade, juntar a transmissão hertziana com a banda larga poderá ser uma excelente forma de optimizar as capacidades do Ensino a Distância na medida em que aceder aos conteúdos publicados na internet, contactar com formadores e colegas, com som e imagem de alta qualidade e tudo isto no mesmo dispositivo...realmente fantástico.

  Logicamente, falar em novas formas de Ensino a Distância, não pressupõe que existam, a toda a hora, novas formas de Ensino a Distância a sair no mercado, vão-se aproveitando, sim, as tovas tecnologias que vão emergindo e aproveitando as suas potencialidades no auxílio do ensino continuado ao longo da vida.

  Exemplo disso são as inovações como o PDA, agora acessíveis à maioria da sociedade, a TV de Alta Definição ou a Híbrida, a explosão das redes sociais ou até os quadros interactivos e os jogos. Todas são ferramentas na ordem no dia e que, de uma forma ou de outra, ajudam a construir o presente e o futuro do EaD.

  Encontramos, ainda, um artigo bastante interessante no site PeopleWare intitulado "CiberEscola, será o Futuro no ensino?". Esta publicação é uma síntese do original, publicado na revista “Super Interessante”, cujo o foco é o futuro do ensino nas escolas e Universidades com a incorporação de novas tecnologias.

  Neste artigo são consideradas novas tecnologias como quadros digitais interactivos, videoprojectores, portáteis e tablet Pcs, livros electrónicos, câmaras inteligentes, mesa multitáctil, podcasts, robôs, etc, e como estas podem influênciar o ensino tradicional. É feita referência, ainda, ao conceito de Ensino a Dístância como um futuro "quase inevitável" e, com estas novas formas de ensino, um ensino alternativo capaz de obter maiores índices de motivação e taxas de aproveitamento e sucesso dos alunos ou formandos.
 
Disponível em:
PeopleWare.2009[em linha].[Consult.31 Dez. 2009]. Disponível na Internet: <  http: pplware.sapo.pt="">

0 comentários:

Enviar um comentário