No passadodia 10 de Julho de 2009, no Fórum Picoas, em Lisboa, foi apresentado o estudo Reforming Distance Learning Higher Education in Portugal, encomendado pelo Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior a um painel de especialistas estrangeiros, o referido documento indica que o EaD em Portugal, comparativamente a outros países desenvolvidos da Europa, começou tarde e mantém-se em níveis baixos. Actualmente, o EaD representa apenas 3% do ensino superior português, sendo que mais de 90% do ensino superior a distância em Portugal está a cargo da Universidade Aberta (UAb), considerada pelo painel como a única instituição perita em EaD em Portugal, e o maior repositório de especialistas da área, pelo que deve ter um papel central na expansão do EaD no país, segundo os observadores.
Contudo, atendendo ao baixo custo por estudante, a ajustada correspondência às crescentes necessidades da Aprendizagem ao Longo da Vida e a vasta quantidade de adultos que podem beneficiar do EaD, os peritos recomendam que o EaD cresça cinco a dez vezes mais, num período de cinco anos.
Nesse sentido é recomendando o aumento do financiamento público do EaD, e da investigação em EaD; o apoio do sector privado; o estabelecimento de consórcios entre as instituições de ensino superior (para aumentar, diversificar, qualificar e credibilizar a oferta pedagógica do EaD, a nível nacional e internacional); e a apropriada formação e compensação de tutores e de docentes.
Fonte: http://www.univ-ab.pt/news/detalhe_noticia.php?news=429
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
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