quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ensino a Distância e o Moodle

  Nos dias de hoje, o Ensino a Distância, é associado e potenciado pelo uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), ocupando a Internet um lugar de destaque no seu desenvolvimento.
 
  Existem inúmeras ferramentas e aplicações disponíveis online, algumas delas até gratuitas, que permitem que o formador ou professor adicione, remova e modifique qualquer tipo de dado ou informação a facultar aos alunos ou formandos.

  É permitido, desta forma, que a entidade responsável pela transmissão de conhecimentos coordene, com extrema facilidade e eficácia, o(s) curso(s) a administrar.

  Os alunos ou formandos são auxiliados por estas novas tecnologias, e consequentes aplicações, da mesma forma que os “mestres”, pois através delas podem aceder aos dados e informações facultadas, trocar ideias com os colegas, expor dúvidas, aprender, etc.

  É neste contexto que o Modular Oriented Dynamic Leraning Enviroment (Moodle) ganha a sua importância pois trata-se de um LMS(Learning Management System), uma plataforma de gestão disponível online, interoperável, gratuita (open source), que permite precisamente que o professor ou formador disponibilize dados, informações e conhecimentos aos alunos ou formandos, e que estes, por sua vez, tenham acesso a esses mesmos conteúdos, podendo ainda, expor dúvidas, trocar ideias entre si, entre muitas outras coisas.

  O Moodle, usado também na nossa escola, constitui uma ferramenta de extrema utilidade durante toda a nossa aprendizagem, temos acesso a todos os conteúdos facultados no nosso curso, podemos contactar com os professores, participar em fóruns e ter acesso a notícias sobre a escola, etc., pois apesar do nosso ensino ser presencial, podemos aproveitar todas a vantagens que o Moodle também para nós oferece, tal como a todos os intervenientes nos cursos em Ensino a Distância.

Nos Relacionados será adicionado o link com o acesso ao site do Moodle, onde se pode saber mais sobre esta plataforma, perceber melhor em que contexto pode trazer vantagens e, em caso de interesse, fazer download do mesmo.

Referência:
SALVADOR, J. A., PITON-GONÇALVES, J. - Educação a Distância e o Moodle: Novas Formas de ensinar e de aprender Matemática, Brasil: Departamento de Matemática da UFSCar, 2008. Consultado em 2 Dezembro de 2009.

0 comentários:

Enviar um comentário