Desde o momento em que escolhemos o tema deste nosso blogue, nunca duvidamos da expressão "Novas Formas", mas ao completar a frase, surgiu realmente o problema: "Novas Formas de Ensino "a" ou "à" Distância?"
A problemática da utilização do "a" ou "à" é intrigante e, durante esta nossa pesquisa e organização de informação, encontramos artigos, vídeos, apresentações, etc., sobre este novo modelo de ensino, intítulados tanto com a expressão "Ensino a Distância" como com "Ensino à Distância".
E agora?
Segundo as regras gramaticais que vigoram em Portugal, devemos utilizar "à" quando fazemos referência a uma distância concreta, isto é, utiliza-se em expressões como "à distância de um palmo" ou "estamos à distância de 1 km da ESEIG", o que implica, por sua vez, a utilização da preposição "de".
Pela justificação anterior verificamos, então, que a expressão mais correcta a utilizar é "Ensino a Distância" e não " Ensino à Distância".
Contudo, existem vários autores que mesmo com esta justificação, consideram ser mais correcto utilizar a expressão "Ensino à Distância" pois chamam a atenção que ao não utilizar acento no "a", pode surgir a dúvida se estamos a falar de ensino não Tradicional ou se, pelo contrário, estamos a abordar ou explicitar o que é a própria "distância".
Desta forma, depois de analizarmos estas duas vertentes de opiniões e correndo o risco de causarmos a última dúvida referida, seguimos as regras de sintaxe, gramaticais, aplicadas no nosso país.
Optamos pelo Ensino a Distância.
Disponível em:
http://www.revisoeserevisoes.pro.br/gramatica/duvidas/
http://www.ciberduvidas.pt
http://ricardomonteiro.tech-x-pert.org/blogs/2007/04/16/ensino-a-distancia-ou-ensino-a-distancia/
domingo, 13 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Um post com muito interesse, é algo que a maior parte das pessoas desconhecem... Parabéns
Enviar um comentário