sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ensino a Distância vs Ensino Tradicional/Presencial

  Optar pelo EaD, em confronto com o post anterior, é escolher um método de ensino inovador, com resultados comprovados, que promove a aprendizagem contínua e que constituí, sobretudo, uma alternativa, uma "luz" ao fundo do túnel para quem não pode, por variadíssimos motivos, frequentar no ensino tradicional/presencial.

  Contudo, existe ainda uma certa rivalidade e disputa de argumentos, aquando da hora da tomada de decisão sobre qual o melhor e mais fiável processo de aprendizagem.

  Na nossa sociedade, mais concretamente na realidade Portuguesa, a alternativa de ensino é ainda o Tradicional mas...o que fazem aquelas pessoas que, por motivos profissionais, domésticos, etc, que não têm oportunidade de frequentar o ensino presencial a "horas certas"? Que dizer a quem cujos os únicos momentos a que se podem dedicar ao estudo são de madrugada? Ou a quem não se pode deslocar ao estabelecimento de ensino? Ou àqueles que têm problemas de inibição/interacção social? Ou pura e simplesmente, que dizer a quem tem curiosidade de frequentar um processo de aprendizagem à distância?

  Felizmente, o EaD parece estar a ser implementado já como alternativa e, em posts seguintes, quando for abordado o Estado da Arte, falaremos mais especificamente sobre o assunto.

  Não existe o método "melhor" nem o "pior", existe sim, a necessidade de compreender que o ensino presencial tem as suas vantagens e desvantagens, como o EaD também as tem, todavia, o EaD surgiu da necessidade de se criar uma alternativa a essas "falhas" que o Ensino Presencial, para já, não consegue corrigir.

  Enfim, são muitos os problemas que o EaD tem resolvido e, não se trata de escolher qual o melhor dos dois, mas sim, de escolher qual o método de aprendizagem que se adequa mais a cada um.

1 comentários:

Cristiana disse...

Concordo plenamente com o que é dito neste post...
Tanto o ensino presencial como o ensino à distância são importantes e um não influência o outro.

O EaD é sempre uma alternativa por exemplo, para ajudar a quem trabalha e estuda ou até mesmo para quem está doente.
Eu mesma uso muito a rede social "Moodle" que facilita e muito a adquirir e desenvolver conhecimentos.

Continuação de um bom trabalho. O blogue está bastante interessante :)

Enviar um comentário